O 1º Concurso Cachaça de Minas, realizado em dezembro, em Belo Horizonte, premiou o desempenho de 14 marcas mineiras da bebida. Realizado pela Federação Nacional dos Produtores de Cachaça de Alambique (Fenaca), com apoio do Governo do Estado, Sebra-MG e Betotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) sob a coordenação da Universidade Federal São João Del Rey (UFSJ), a premiação foi dividida em três categorias: “Nova/descansada”, “Armazenada/envelhecida” e “Premium”.
As vencedoras do 1º ao quinto lugar de cada modalidade recebem a medalha de mérito da qualidade com a qual poderão identificar as embalagens durante um ano, período de validade do concurso.
Confira as vencedoras:
Cachaça Nova/descansada
1º Diva - Divinópolis
2º Lucas Batista - Itabirito
3º Monte Alvão - Itatiaiuçu
4º Jacuba – Coronel Xavier Chaves
5º Mandacaru – João Pinheiro
Cachaça Armazenada/envelhecida
1º Pirapora - Pirapora
2º Branquinha de Minas – Claro dos Poções
3º Engenho doce – Passa Quatro
4º Prazer de Minas - Esmeraldas
5º Bueno Brandão – Bueno Brandão
Cachaça Premium
1º Áurea Custódio – Ribeirão das Neves
2º Topázio – Entre Rios de Minas
3º Prazer de Minas- Esmeraldas
4º Rainha das Gerais - Curvelo
O 1º Concurso de Cachaça de Minas foi o primeiro no país a ser realizado com bases técnico-científicas no país. Aberto a todas as cachaças de alambique registradas em Minas Gerais, 66 marcas de 52 empresas concorreram no universo de 280 comercializadas regularmente no estado.
“Nosso principal objetivo foi movimentar a cadeia produtiva. Todos os participantes vão receber os resultados das análises técnicas realizadas pelas instituições participantes: Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC) e Fundação Ezequiel Dias (FUNED) que poderão ser utilizados nos ajustes dos aspectos que não receberam as melhores pontuações”, afirma o presidente da Fenaca Murilo Albernaz.
Minas Gerais é o maior produtor de cachaça do país. O estado tem nove mil alambiques, produzindo 260 milhões de litros da bebida, 500 marcas registradas – 280 delas atuantes no mercado. Minas exporta hoje menos de 1% de sua produção. A Fenaca reune 14 associações estaduais, com quatro mil filiados. Tem como principais objetivos promover o aprimoramento constante da qualidade da cachaça e definir estratégias de comercialização nos mercados interno e externo. Concursos semelhantes ao agora promovido em Belo Horizonte serão realizados pela Fenaca, a partir do próximo ano em estados com destacada produção de cachaça de alambique. O 2º concurso está marcado, em 2010, no Paraná.
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